19.7.09

Na baixada

um passeio divertido: vistar o centro histórico de Santos
almoçar no lindo Café Paulista, aberto desde 1911, com o ambiente super bem conservado, com direito a garçon à moda antiga e balconista de bigodinho e tudo... o cardápio não tem nada de moderno... Garopa à Guanabara ou o Fígado bem preparado... para sobremesa, sorverte batido com frutas e pudim de leite.
o centro ainda bem abandonado, mas com sinais de recuperação, incentivados por programas municipais de turismo
um cafezinho de bule delicioso no Café Carioca, na praça Mauá
Deve ter sido mais ou menos assim, como na pintura de Benedicto Calixto, que os portugueses viram a Serra do Mar no século XVI

"São Paulo, de tão obscura, nasceu até escondida. O espaço onde se assentaria mantinha-se não só invisível, aos olhos dos que chegavam do mar, como protegido por essa muralha compacta, impressionante, que é a serra do Mar. (...) Não se compreenderá a história de São Paulo sem antes atentar para a serra do mar.
Vista de baixo, ela como que veda o horizonte, ou tranca a paisagem. Põe um ponto final à terra, como a querer esconder algum outro mundo, protegê-lo, proibi-lo. Os paulistas estão hoje tão acostumados a ela que mal se importam com sua silhueta majestosa, guardiã entre o mar e a terra, degrau de acesso ao Planalto de onde se desenvolverão as lonjuras do interior do Brasil.
Galgá-la, hoje, pelo menos quando não é fim de feriado, e o retorno a São Paulo resulta nos maiores congestionamentos do Brasil, se não do Hemisfério Sul, é tão simples quanto subir o lance de escada de um sobrado para ganhar o andar de cima.
Servem a esse propósito (...) as vias Anchieta e Imigrantes, significativamente apelidadas com nomes evocativos de dois momentos cruciais do fluxo entre os dois lados - o primitivo, da época dos primeiros povoamentos do Planalto, e aquele que, na passagem do século 19 para o 20, transformou a região num aglomerado de gente vinda de diferentes partes do mundo."
(do maravilhoso livro "A capital da solidão" de Roberto Pompeu de Toledo)

Nenhum comentário: